sábado, 3 de maio de 2008

Supermercados regionais são mais lucrativos do que "gigantes"

Os supermercados considerados de pequeno e médio porte apresentaram, em 2007, lucratividade maior na comparação com os resultados das maiores redes. Segundo dados da publicação "Supermercado Moderno", o lucro sobre o faturamento dos regionais foi de 3%, contra 1,3% dos grandes.

Sérgio Molinari, diretor da publicação, explicou que os supermercados regionais, há alguns anos, vêm trocando o comando familiar por uma direção profissional, o que resulta em eficiência e melhores resultados.

Ele aponta ainda que os comércios menores conhecem melhor a preferência e hábitos dos consumidores e, por isso, também garantem um atendimento de qualidade, embora nem sempre ofereçam a diversidade de produtos dos grandes.

Os custos decorrentes da logística das redes maiores também podem comprometer a lucratividade, além dos gastos com apostas em formatos que ainda não funcionam a todo vapor. O setor de supermercados registrou faturamento de R$ 136 bilhões em 2007.

Há cerca de 60 mil empresas do setor no Brasil, 20 têm faturamento acima de R$ 500 milhões e 51 entre R$ 100 milhões e R$ 500 milhões.

Segundo o ranking da publicação, o Carrefour teve crescimento real de 33% em 2007, após aquisição do Atacadão, que também lhe rendeu a liderança do setor.

O Pão de Açúcar registrou crescimento real de 4%, após aquisição do Assai, e o Wal-Mart cresceu 12%.

Já o GBarbosa, a quarta rede do país --com atuação, principalmente, no Estado de Sergipe--, cresceu 22%, já descontada a inflação, e registrou faturamento de R$ 1,9 bilhão em 2007.

O Prezunic, do Rio de Janeiro, teve expansão de 20% e anotou faturamento de R$ 1,5 bilhão. O Savegnago, do interior de São Paulo, expandiu 17%, com faturamento de R$ 600 milhões e o Yamada, do Pará, cresceu 13% com faturamento de R$ 1,1 bilhão.

Para Molinari, a eficiência também pode ser comprovada nos números de produtividade por metro quadrado. Entre as grandes rede, Carrefour registrou R$ 12 mil, Pão de Açúcar, R$ 13 mil, e Wal-Mart, R$ 14 mil.

Já entre as empresas de menor porte há números mais expressivos como do Zona Sul (RJ), com R$ 45 mil, do Líder (PA), com R$ 24 mil, Prezunic, R$ 24 mil, GBarbosa, R$ 20 mil e Savegnago, com R$ 20 mil.

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