quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Vendas de perfumes e cosméticos para homens crescem quase 20%

O Globo Online

SÃO PAULO - Perfumes, cremes e xampus já não mais assunto só para mulheres. Os homens agora começam a invadir este promissor mercado, dominado pelos Estados Unidos, onde o consumo de produtos masculinos movimentou US$ 4,9 bilhões em 2007. O Brasil aparece em segundo lugar, com vendas de US$ 1,79 bilhão, 19,2% a mais do que no ano anterior.

- O homem brasileiro está se conscientizando de que esses produtos, de um modo geral, trazem benefícios para a mulher e porque nós vamos ficar isolados e não incorporar aos nossos hábitos esses produtos, já que eles melhoram a nossa pele - comenta o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), João Carlos Basílio. Depois de Brasil e EUA, vêm na ordem Japão, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia, Itália, Espanha e Coréia do Sul, segundo dados da Euromonitor.

Acho que é importante o homem se cuidar, já que não existe mais preconceito. Já é bem natural e o mercado está cheio de produtos exclusivos para nós

As vendas mostram que os homens já perderam o preconceito faz tempo. O gaúcho Cristian Mazetti, de 25 anos, é um exemplo. Morador de São Paulo, ele trabalha como modelo há cinco anos e nunca ouviu comentários pelo fato de usar cosméticos.

- Diariamente, uso creme hidratante para o rosto e para as mãos, além de xampu, condicionador e perfume. Além desses cuidados fazerem parte da minha profissão, particularmente gosto de me cuidar. Acho que é importante o homem se cuidar, já que não existe mais preconceito. Já é bem natural e o mercado está cheio de produtos exclusivos para nós - diz.

Consumo em geral - Fora os produtos masculinos, o Brasil ocupou o terceiro lugar no mercado mundial de cosméticos, perfumes e higiene pessoal em 2007. O consumidor brasileiro gastou US$ 22,23 bilhões no ano passado, 22,6% a mais do que em 2006. O país responde hoje por 7,6% do consumo mundial desses produtos.

As novidades desse setor serão apresentadas durante a 18 Feira Internacional da Beleza Cosmética 2008, que começa no próximo sábado e vai até terça-feira, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A expectativa da organização é a de que o evento receba cerca de 30 mil pessoas. A feira reúne 220 expositores, 400 marcas e cerca de dois mil lançamentos", destaca Basilio, da Abihpec.

24/9/2008

Perdigão prevê melhor margem e oportunidade com crise

Terra Notícias

Com a consolidação do repasse dos custos das matéria-primas para os preços de suas carnes exportadas, ao mesmo tempo em que as cotações do milho e da soja perderam força em relação às máximas atingidas neste ano, a Perdigão prevê uma melhora nas margens de lucro de suas exportações no segundo semestre.

Reforçada por uma receita semestral de R$ 5,3 bilhões, após oito aquisições nos últimos dois anos, a empresa afirma estar mais bem posicionada do que seus concorrentes internacionais para enfrentar os custos ainda pesados e a crise global de crédito, disse o diretor de Finanças e de Relações com Investidores, Leopoldo Saboya.

"A absorção de custos para a Perdigão foi mais fácil do que para os outros competidores. Para a Perdigão, houve uma compressão de margens (no 1o semestre), enquanto as empresas americanas, os nossos principais concorrentes em carnes de aves e suínos, não tiveram margens ou tiveram prejuízos", afirmou Saboya, observando que a inflação de alimentos atingiu menos as empresas brasileiras, que contam com matérias-primas a valores mais competitivos.

Essa competitividade é uma das explicações para a maior empresa de carnes do mundo, a Tyson Foods, ter aportado recentemente no Brasil, que lidera as exportações mundiais de carne de frango. Tal vantagem, no entanto, não impediu que a Perdigão tivesse no primeiro semestre aumentos de preços para seus produtos "aquém" da elevação nos custos, ponderou o diretor.

Mas, mesmo com essa "compressão" de margens, a companhia registrou crescimento de dois dígitos em seu Ebitda no semestre, de 25,4%, para R$ 419,6 milhões, em meio a vendas no mercado externo de R$ 2,36 bilhões e de R$ 3,73 bilhões no doméstico, com altas semestrais de 81% e 55%, respectivamente.

Agora a situação tende a ser diferente. "O custo veio muito forte, já que os preços do milho subiram muito no final de 2007 e continuaram altos em 2008, e o repasse é feito paulatinamente. Agora o Brasil conseguiu finalizar o processo de aumento dos preços de exportação e os custos arrefeceram, se estabilizaram. Voltamos a ter um cenário bem favorável", destacou.

Segundo Saboya, "sem dúvida" o cenário tende a ser melhor no segundo semestre, embora a empresa esteja atenta à possibilidade de a crise global "mexer no consumo" no último trimestre do ano.

De qualquer forma, com os custos parando de subir desde agosto e o dólar mais forte frente ao real -após baixos níveis do primeiro semestre e uma mínima no ano de R$ 1,557 em 1º de agosto -, a Perdigão prevê melhores ganhos futuros na moeda nacional com a conversão cambial das suas exportações.

Crise

Segundo Saboya, o crédito "secou para todo mundo", com os bancos nacionais e estrangeiros digerindo tudo o que aconteceu recentemente no mercado, "mas a Perdigão está com uma posição de caixa tranquila", com muitos investimentos ligados a financiamentos do BNDES.

Para ele, a empresa não pretende fazer nova emissão de ações e o momento nem seria adequado, mas a Perdigão poderia tirar algum proveito da crise. "Temos certeza que vão aparecer oportunidades tanto domésticas como internacionais e agora com esse recrudecimento da crise financeira companhias menos preparadas poderão ter problemas. Mesmo assim a empresa vai ter prudência para escolha dos alvos, se for o caso."

Consumo

A Perdigão, uma das maiores indústrias de aves e suínos do Brasil, com maior atuação no segmento de lácteos após a aquisição da Eleva em 2007, afirmou ter sofrido o mesmo aumento de custos superior à capacidade de repasse de preços no mercado interno.

E, segundo o diretor, à medida que esse repasse foi sendo feito chegou a um limite, com o consumidor passando a optar por outros produtos mais baratos da empresa. "Estamos fazendo o repasse contínuo de preços ao varejo desde o início do ano. Por isso agora vivemos um momento de acomodação de volumes e preços", explicou o diretor, referindo ao que chamou de "down trading", quando o consumidor começa a comprar produtos mais simples e mais baratos.

Embora a empresa não tenha detectado queda nos volumes vendidos, acrescentou ele, "para o final do ano acreditamos que vai ter essa acomodação

25/9/2008

Coca-Cola e Avon juntam forças e ampliam promoção

Gazeta Mercantil

São Paulo, 25 de Setembro de 2008 - Coca-Cola e Avon possuem uma força de vendas nada desprezível. Se somarem esforços - a fabricante de bebidas atua em um milhão de estabelecimentos comerciais, enquanto a empresa de cosméticos é responsável por 1,2 milhão de revendedoras autônomas -, o impacto de suas ações para fisgar o consumidor é ainda maior. É esse o raciocínio da promoção conjunta "Você merece Coca-Cola e Avon".

Válida até 29 de dezembro, a ação prevê a distribuição de 4,6 milhões de quites com produtos de beleza Avon e potes exclusivos Coca-Cola. A parceria teve início em 2005 e agora ampliou o leque de produtos contemplados. Com o poder de venda da operação conjunta, a expectativa deste ano é superar o número de 20 milhões de quites, somando-se todas as edições da promoção.

"O fato de estarmos na quarta edição da parceria mostra que a ação tem sido um sucesso", afirma o diretor de marketing de Coca-Cola, Ricardo Fort. "Existe uma complementariedade grande entre as empresas, não só na distribuição, como também na força de vendas. Além disso, falamos com as mesmas consumidoras, ou seja, as mães", completa o executivo. "Para a Coca-Cola, a promoção voltada para as mães é muito especial, pois elas são um dos públicos prioritários para a marca", afirma Fort.

Sem divulgar valor de investimentos, Fort afirma que, no final do ano, período em que são realizadas as promoções em parceria com a Avon, nota-se um aumento da participação da Coca-Cola no mercado. Ele lembra também que outras marcas de refrigerantes da companhia participam da promoção , além de Aquarius Fresh e da linha de sucos Minute Maid Mais. "Além das vendas, o importante é a relação afetiva que a marca cria com o consumidor", diz Fort.

"A Avon, por ser uma empresa voltada ao público feminino, acredita que a promoção intensificará ainda mais a valorização da mulher, seja como mãe ou profissional, que se preocupa com o bem-estar de sua família e sua auto-estima", diz o diretor de marketing de cosméticos da Avon, Ricardo Patrocínio.

Para divulgar a promoção, a campanha publicitária, que estréia hoje e é assinada pela McCann Erickson, é composta de um filme para TV, rádio, internet - com o site criado pela Gringo -, material de ponto-de-venda e inserções no catálogo de vendas da Avon.

Expansão

A parceria, por enquanto, só acontece no Brasil. "Outros escritórios da companhia já nos consultaram sobre a dinâmica da parceria, mas não tenho conhecimento de que uma ação como essa tenha sido implementada em outra unidade", comenta Patrocínio.

"A Avon tem recebido uma série de propostas de outras companhias para a realização de novas parcerias. Estamos avaliando cada uma delas, mas não há nada definido", afirma Patrocínio.

Como participar

A consumidora deve juntar seis pontos em provas de compras dos produtos Coca-Cola Brasil - entre tampinhas de garrafas acima de 1L e códigos de barra de embalagens Tetrapack - mais a quantia de R$ 10,99 e solicitar o quite a uma das revendedoras autônomas Avon em qualquer lugar do País. Também é possível solicitar pelos sites da Avon ou da Coca-Cola.

A pessoa pode montar o seu quite escolhendo um dos itens Avon - o protetor solar "Avon Sun FPS 15", o brilho labial "Glazywear Summer Bronze" ou o hidratante "Loção Body Yogurt" - e um dos potes Coca-Cola, com identidade visual estilizada.


NATAL ESTÁ CHEGANDO E O EMPORIO SANTA HELENA AGRADECE AO APOIO DE TODOS OS NOSSOS CLIENTES E FORNECEDORES POR ESTE ANO, QUE DOLOROSO PARA NÓS A PERDA DO NOSSO PAI "EUZÉBIO", CONSIGUIMOS FAZER UMA MUDANÇA A MAIS PARA TODOS, COM UM NOVO LAYOUT NA LOJA PARA MELHOR ATENDÊ-LOS. DESDE JÁ DESEJAMOS A TODOS UM FELIZ NATAL E UM 2009 REPLETO DE FELICIDADES E E ESPERANÇA.
GRATOS: EMERSON, ODAIR, SILVANA, DONA LOURDES E EUZEBIO "IN MEMORIAN".

OFERTAS DA SEMANA DO EMPÓRIO SANTA HELENA

  1. CAFE DO FEIRANTE MOIDO NA HORA - R$ 5,00
  2. SABAO EM PO TANTO - R$ 3,99
  3. pao frances kg - R$ 4,50
  4. cerveja brahma 600ml - R$ 1,65
DOCE PREGUIÇA

Ingredientes

- 400 g de chocolate em pó
- 300 g de manteiga sem sal
- 100 g de açúcar
- 7 ovos

CALDA DE BAUNILHA E CAFÉ:

- 200 ml de creme de leite fresco
- 1 colher (café) de café instantâneo
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Modo de Preparo

1- Numa batedeira coloque o chocolate em pó, a manteiga sem sal,
o açúcar e os ovos (um por vez até engrossar). Bata bem por 10 a
12 minutos.

2- Numa fôrma de alumínio redonda (26 cm de diâmetro X 4 cm de
altura) coloque 2 colheres (sopa bem cheias) da mistura da
batedeira e forre o fundo da fôrma. Leve para assar em forno
pré-aquecido a 200 graus por 3 a 5 minutos.
Retire a fôrma do forno e deixe esfriar completamente em
temperatura ambiente.

3- Depois de esfriar complete a fôrma com a mistura que ficou na
batedeira e alise bem a superfície. Leve para o freezer por 2
horas no mínimo.

Sirva com calda de baunilha e café.

CALDA DE BAUNILHA E CAFÉ:

Numa panela em fogo médio coloque o leite fresco, o café
instantâneo, o mel, a essência de baunilha e deixe reduzir por
mais ou menos 5 minutos, mexendo de vez em quando. Pode ser
servida quente ou fria.